Home
Educação Infantil

Educação Infantil

Bichos de A Z

E Mais

Animações

Jogos Interativos

Desafio online

Audio

Galeria Viva

Respostas Online

Vídeos

Vídeo Aulas

Chat

Conversor de medidas

Fórum

Banco de Respostas

Biografias

Fundamental I

Fundamental I

E Mais

Animações

Jogos Interativos

Desafio online

Áudio

Galeria Viva

Respostas Online

Vídeos

Vídeo Aulas

Chat

Conversor de medidas

Fórum

Banco de Respostas

Biografias

Ensino Médio
  Datas comemorativas   
Material Complementar.  

Água, a vida ameaçada


Você sabia que apenas uma pequeníssima parte de toda a água do planeta Terra serve para abastecer a população?

Por milhares de anos esse precioso líquido supriu as necessidades humanas. Agora, no terceiro milênio, milhões de pessoas do mundo todo já enfrentam a falta de água. O problema é tão sério que, em 1992, a Organização das Nações Unidas instituiu o Dia Mundial da Água – 22 de março. Nesse dia, um documento foi redigido pela organização, intitulado Declaração Universal dos Direitos da Água. Atualmente, temos que mudar muitas de nossas atitudes para não corrermos o risco de ficar sem água no futuro, afinal, sem água não vivemos! Veja abaixo os principais tópicos da Declaração dos Direitos da Água e também acesse nossa seleção de links para saber mais sobre o assunto.

Os direitos da água

1. A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável pela água da Terra.

2. A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Dela dependem a atmosfera, o clima, a vegetação e a agricultura.

3. Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade e precaução.

4. O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Esse equilíbrio depende da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

5. A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo a nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como a obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

6. A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: é rara e dispendiosa e pode escassear em qualquer região do mundo.

7. A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

8. A utilização da água implica respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza.

9. A gestão da água impõe um equilíbrio entre a sua proteção e as necessidades econômica, sanitária e social.

10. O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.



As reservas de água podem acabar?

Saiba aqui quais os problemas causados pela falta de água na Terra.

Água, fonte da vida

Como é o sistema de abastecimento das cidades? Qual o consumo per capita de água no mundo? Em quais regiões do planeta falta mais água? Veja essas respostas aqui.

Bacias hidrográficas

Você sabia que o Brasil detém 8% de toda a água doce do planeta? Conheça nossos rios e bacias hidrográficas.

Por que a água é vital para os seres vivos?

Saiba por que não conseguimos viver sem água – nós humanos e nenhum outro ser vivo.

Água

Verbete da Enciclopédia Viva que mostra tudo o que você precisa saber a respeito da água.

Água doce e limpa: de “dádiva” a realidade

O problema da possível falta de água no mundo.

Tem uma esponja aqui dentro

Matéria que fala sobre o Aquífero Guarani, o maior reservatório de água do planeta, que está exatamente sob os nossos pés.

Bem debaixo do nosso nariz

Vídeo que mostra as ameaças e as possíveis soluções para a proteção de nossas reservas de água potável.