Home
Educação Infantil

Educação Infantil

Bichos de A Z

E Mais

Animações

Jogos Interativos

Desafio online

Audio

Galeria Viva

Respostas Online

Vídeos

Vídeo Aulas

Chat

Conversor de medidas

Fórum

Banco de Respostas

Biografias

Fundamental I

Fundamental I

E Mais

Animações

Jogos Interativos

Desafio online

Áudio

Galeria Viva

Respostas Online

Vídeos

Vídeo Aulas

Chat

Conversor de medidas

Fórum

Banco de Respostas

Biografias

Ensino Médio
  Datas comemorativas   
Material Complementar.  

Vida ameaçada




Em 5 de setembro é celebrado o Dia da Amazônia, uma data para pensarmos, mais uma vez, sobre como podemos preservar um dos mais importantes patrimônios naturais da humanidade. 

Abrangendo nove países, a Floresta Amazônica ocupa quase metade da América do Sul: é a maior floresta tropical do mundo. São 5 milhões de km² de Amazônia Legal, situada somente em território brasileiro. Na Amazônia localiza-se também o Rio Amazonas, o maior do mundo em volume de água, com uma bacia de mais de 3 milhões de km² e aproximadamente 1.100 afluentes. Com números tão expressivos, a floresta atrai cada vez mais olhares –  principalmente de estrangeiros.

Apesar de essencial ao equilíbrio ambiental do planeta, há décadas a Floresta Amazônica está sendo desmatada pelos mais diversos motivos: construção de estradas, criação de gado, plantação de soja, exploração da madeira etc. A velocidade assusta: o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) detectou desmatamento de 6.238 km² da Floresta Amazônica de agosto de 2010 até julho de 2011. Por motivos como esse, várias organizações governamentais surgiram com o objetivo de conscientizar a sociedade e os governantes sobre a necessidade de desenvolvimento sustentável da Floresta Amazônica, com a consequente preservação de seus recursos naturais e de sua biodiversidade. Isso porque já se provou que é possível gerar renda para a população local e para o país sem destruir o habitat natural das inúmeras espécies que vivem ali – muitas ainda desconhecidas pelo homem.

Um dos impactos mais visíveis desse desmatamento refere-se à mudança climática mundial, já que a capacidade da floresta de absorver o gás carbônico (CO2), um dos gases que é responsável pela aceleração do aquecimento global, está sendo reduzida drasticamente. Por outro lado, a queima das árvores tem sido a grande responsável pela maior liberação de CO2 na atmosfera. Ameaçada, a complexa vida existente na Floresta Amazônica, que levou milhões de anos para se desenvolver, está sendo extinta.

A ameaça continua presente, principalmente nos interesses comerciais que atuam fortemente na região. Ainda hoje ambientalistas e civis são ameaçados e até mortos por tentarem preservar a floresta e a população local.

Você pode participar da defesa da floresta. Afilie-se a uma organização de sua confiança, cobre os políticos de sua cidade ou mobilize a sua família, a sua comunidade ou os seus amigos de escola para atuar em iniciativas que defendam a preservação da Floresta Amazônica.

Saiba mais sobre a Floresta Amazônica:

Projeto PRODES – Monitoramento da Floresta Amazônica por satélite

Projeto do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE) que monitora o desmatamento da Floresta Amazônica.

Amazônia.org

Portal completo sobre a região amazônica.

Instituto Mamirauá

Site de duas reservas situadas na Amazônia: Amanã e Mamirauá. Informações sobre pesquisa, manejo e desenvolvimento sustentável.

Mapas interativos IBGE

Mapas que mostram a biodiversidade, o bioma e muito mais em relação a cada região do Brasil.

Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM)

Portal do IPAM que desenvolve pesquisas multidisciplinares na região amazônica.

Programa Áreas Protegidas da Amazônia

Programa do Governo Federal a fim de expandir e fortalecer o Sistema Nacional das Unidades de Conservação (SNUC) na Amazônia.