Home
Educação Infantil

Educação Infantil

Bichos de A Z

E Mais

Animações

Jogos Interativos

Desafio online

Audio

Galeria Viva

Respostas Online

Vídeos

Vídeo Aulas

Chat

Conversor de medidas

Fórum

Banco de Respostas

Biografias

Fundamental I

Fundamental I

E Mais

Animações

Jogos Interativos

Desafio online

Áudio

Galeria Viva

Respostas Online

Vídeos

Vídeo Aulas

Chat

Conversor de medidas

Fórum

Banco de Respostas

Biografias

Ensino Médio
  Política   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Minidicionário político
Democracia, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distrital – no caso de Brasília. É nas eleições que os termos políticos são mais usados, mas é importante saber o significado deles para exigir, durante o ano inteiro, que um governante exerça a sua função com responsabilidade e ética. Conheça alguns deles em nosso minidicionário:


VEREADOR:Eleito por meio do voto popular para compor o Poder Legislativo, o vereador é um legítimo representante político do povo. Ele trabalha pelo município e possui a função de elaborar leis para a cidade, cuidando para que as novas leis e as já existentes sejam cumpridas. Além disso, os vereadores possuem a atribuição de fiscalizar os gastos públicos da prefeitura e de toda a administração municipal. Os vereadores se reúnem na Câmara Municipal de sua cidade.

DEPUTADO ESTADUAL:É eleito para representar a população em caráter estadual. Tem como função, entre outras coisas, fiscalizar os gastos públicos do governo e criar leis para o estado. Seu mandato é de quatro anos, mas o candidato pode concorrer à reeleição diversas vezes, sem haver uma quantidade limitada de mandatos. Os deputados estaduais se reúnem na Assembleia Legislativa Estadual, na capital do seu estado.

DEPUTADO FEDERAL: Representa a população em caráter nacional. Entre suas principais responsabilidades está a de elaborar leis para o país e fiscalizar a aplicação do dinheiro público. Assim como os deputados estaduais, eles podem se reeleger ilimitadamente. Reúnem-se na Câmara dos Deputados, em Brasília.


SENADOR:É eleito pelo povo e representa todos os estados brasileiros. Cabem a ele tarefas como aprovar as dívidas dos Estados e tomar decisões finais em questões que envolvam acordos internacionais, ou seja, a serem firmados pelo Governo Federal entre o Brasil e outros países. Os senadores atuam no Senado Federal, em Brasília, e possuem mandatos de 8 anos, podendo se reeleger infinitamente.

PARLAMENTO:
É a reunião de pessoas eleitas pela população, como senadores e deputados federais, que tem por objetivo tomar decisões importantes para o país.

ELEIÇÃO:
É o processo por meio do qual se pode escolher, por meio do voto, uma pessoa para ocupar um determinado cargo. É por meio de eleições que escolhemos nossos representantes públicos, como o presidente, o governador, o prefeito e outras pessoas que ocupam os cargos políticos de nossa cidade, estado e país.

VOTO:
É a manifestação da sua opinião para aprovar, escolher ou decidir algo. No caso das eleições no Brasil, o voto é secreto e obrigatório sendo facultativo apenas para os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos, os maiores de setenta anos e os analfabetos.



 URNA:Pode ser uma caixa ou saco inviolável onde se depositam os votos das eleições. Atualmente no Brasil é usada a urna eletrônica, uma espécie de computador onde você registra o seu voto que, posteriormente, será computado junto aos dos demais eleitores. Como tudo é feito via computador, alguns problemas e fraudes são evitados. Com a urna eletrônica, podemos ter o resultado das eleições muito mais rápido. Porém, em alguns locais, ainda existe o voto de papel, mas nele não aparece o seu nome, fica apenas registrado o candidato para quem você deu o voto.

CONGRESSO NACIONAL:
No Brasil, está situado em Brasília e é composto pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal. É o local onde deputados federais e senadores se reúnem para discutir e votar novas leis para o país.

CÂMARA DOS DEPUTADOS:
Local onde os deputados federais se reúnem. Ela é composta de representantes de todos os estados e do Distrito Federal, o que resulta em um Parlamento com grande diversidade de ideias. Está localizada na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA:Local onde se reúnem deputados estaduais que discutem problemas dos estados, votam as leis propostas e fiscalizam o governo estadual.


TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL:
Local onde as decisões mais importantes da Justiça Eleitoral brasileira são tomadas. Sua principal função é a de administrar tudo o que é relativo às eleições, como a inscrição dos partidos e dos candidatos que concorrem a uma eleição. O órgão também fiscaliza e julga denunciais de fraudes nos processos eleitorais.

DEMOCRACIA:
Democracia é uma palavra de origem grega que significa 'governo do povo'. É um tipo de governo no qual o povo pode dar sua opinião e escolher seus representantes públicos. Em um governo democrático existe distribuição equilibrada do poder e todos os grupos sociais podem eleger seus representantes.

BUROCRACIA:
Sistema de organização onde funções e tarefas são estabelecidas de maneira rígida e complexa. Na burocracia, os processos para se alcançar um objetivo são divididos em várias etapas. Cada etapa do processo é de responsabilidade de um indivíduo ou grupo de indivíduos diferentes e nenhuma pode ser 'pulada'.

ELITE:
Pode ter dois significados. No primeiro, representa o que há de melhor em um grupo ou segmento. Por exemplo, quando falamos na elite do samba estamos nos referindo aos melhores sambistas do país, independente de classe social, cor ou religião. No segundo significado, a palavra é usada para designar grupos sociais com poder cultural e/ou econômico superior, ou seja, grupos dominantes da sociedade.

ÉTICA:
É um conjunto de valores que determinam o caráter de uma pessoa. Ser ético é agir de forma correta, de acordo com os valores de justiça da sociedade em que se vive.

TÍTULO DE ELEITOR:
É o documento de inscrição por meio do qual a pessoa está registrada na Justiça Eleitoral e pode votar quando houver eleição.

MANDATO:
Período de tempo para o qual um ocupante de cargo público é eleito. No Brasil, a maioria dos cargos públicos ocupados por meio de eleições é de quatro anos. A única exceção é o mandato de senador, que dura 8 anos.


  • Clique AQUI  para saber mais sobre Poder Executivo, Legislativo e Judiciário, entre outros aspectos políticos.